sábado, 9 de maio de 2009

Sobre o que somos e o que parecemos ser.

Um anônimo comentou no post anterior:

Cris, acho que você mudou muito. Te acompanho desde o começo do blog. Me desculpa ser tão franca, mas acho q você ficou muito metida depois que ficou tão conhecida. Parece que você quer só aparecer e nem posta mais no Para Francisco, e quando posta, as mensagens nem nos comovem tanto quanto antes.


Acho importante responder aqui:


Anônima,

Obrigada por sua tentativa de franqueza, mas acho que você teria sido de fato franca se assinasse o seu comentário. Ainda assim, também francamente, convido você a algumas reflexões.

Você tem razão, eu mudei muito. Ainda bem. Imagine se eu tivesse ficado presa na perda de dois anos atrás.

Diante de uma dor que eu pensei que fosse me consumir por anos a fio, tentei encontrar caminhos. Meus blogs foram alguns deles. Nasceram naturalmente e foram muito importantes para que eu elaborasse o meu luto e pudesse seguir em frente.

A repercussão de tudo isso me surpreendeu muito. E me alegrou, sim. Tudo isso foi fundamental para que eu encontrasse novos caminhos pra ser feliz.

E a minha escrita, que não mais comove você, provavelmente não o faz por não ter mais a tristeza como essência.

Continuo escrevendo, não para ter leitores, mas para exercitar uma possível escritora que existe em mim. Se esse caminho me levará a outro livro, a uma nova forma de escrever, não sei. Mas tenho uma certeza: a de que passou o tempo de escrever só sobre a perda. Porque passou mesmo. Não teria sentido ficar dois anos escrevendo sobre um sentimento que eu consegui deixar para trás, apenas com o intuito de comover pessoas.

Ainda assim, acredito que muito do que escrevo aqui hoje ainda é capaz de comover. Mas não estou comprometida com esse efeito. Escrevo sincera e francamente, e apenas quando me vem a necessidade de expressar. Com essa autenticidade, sim, eu me comprometo.

Se você ler o meu blog do início ao fim, vai perceber claramente um caminho. E esse caminho muito me orgulha. Consegui, com a ajuda dos meus amigos, da minha família, do meu filho, da minha escrita e dos seus leitores, vencer o sofrimento da perda e me desvencilhar da teia que me enredou. Consegui amar de novo, sonhar de novo, desenhar novas perspectivas e me alegrar com elas.

Talvez você enxergue essa cabeça erguida como convencimento ou pretensão. Compreendo. É irresistível julgar os outros, principalmente quando nunca estivemos no lugar deles. É provável que eu também tenha feito um julgamento ao ler o seu comentário. E talvez, no seu lugar, assistindo a essa mudança, eu tivesse a mesma impressão sobre quem escreve este blog.

Ao longo desse tempo, infelizmente, percebi que muitas pessoas que estavam à minha volta nos dias seguintes à morte do Gui se afastaram de mim quando tudo entrou nos eixos. Até mesmo algumas pessoas próximas parecem não ter dado conta. Acho que incomodei e continuo incomodando porque troquei a tristeza por uma alegria exuberante ao ver como a vida pode nos dar coisas lindas depois de nos tirar outras tantas.

Entendi há pouco o sentido da frase que diz que "o mineiro só é solidário no câncer". As pessoas têm mais dificuldade de nos ver alegres, em evidência, chamando atenção. Não estão tão preparadas para isso quanto estão para nos ajudar no meio da tragédia.

Esse aprendizado foi o mais duro. Entender que, ao contrário do que sempre pensamos, é nos momentos felizes que sabemos quais são os nossos verdadeiros amigos: aqueles que, além de ajudar, se contentam ainda mais com a nossa felicidade e continuam perto de nós, independente do nosso estado de espírito.

Se você conviver comigo (sabe-se lá se já não convive), saberá que aparecer não é o meu objetivo, como também não quero e nem preciso me esconder. Saberá também que tenho satisfação em falar das coisas boas que esse período produziu, dos caminhos que a vida mostrou de forma tão surpreendente, e principalmente do que aprendi com tudo isso. Saberá que uma das minhas principais satisfações é poder passar esse aprendizado pra frente.

Dizem que sabedoria é aprender com a experiência dos outros. Eu raramente consigo. Mas posso dizer que consegui aprender muito com essa minha experiência de dor e alegria, assim como aprendo com o seu comentário.

Talvez a minha escrita não a emocione mais porque estou feliz e serena. Talvez você se incomode com o fato de eu não postar com a antiga frequência – porque realmente não tenho mais a necessidade de escrever que existia antes. E porque você provavelmente faz parte do grupo que odeia me ver posando no meu blog de moda, preferindo a tragédia poética do blog que escrevo para meu filho.

Eu não. Ao olhar para trás e ver tudo o que passei, tudo o que ganhei, todo o caminho que percorri, o livro que escrevi, sorrio, sim. Mas também me comovo e acho tudo isso muito bonito. E sei que sou pequena diante da força do que tinha que acontecer.

Se você soubesse o verdadeiro significado que isso tudo tem para mim, talvez tivesse outra opinião. De qualquer forma, agradeço a sua coragem de falar o que muitos devem pensar, mas não dizem. Agradeço também pela delicadeza (de verdade) com que postou sua crítica. E desejo a você tudo de bom nessa vida, de coração.

Cris.

318 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 318 de 318
Lupe Leal disse...

e, me avise, por favor, sobre uma vinda à Brasília. Uma vista não seria má.

até,

Simcoletivo disse...

Aff, quanta celeuma!

Gemtem, a Cris já era uma moçoila de muuuito sucesso antes disso aqui. Eu conheço a sua trajetória por já ter feito alguns trabalhos para a agência onde ela atua e também tenho amigas lá. Então já estive em alguns eventos onde Cris foi premiada, aplaudida, aclamada por suas peças bacaníssimas e etc. Se fosse para ela "estar metida" ou distante como disseram ai, ela já seria há muito tempo, podem ter certeza absoluta.
Mas não, outro dia até vi Cris sentada no chão proseando com uma penca de gente de todos os tipos, na maior das levezes e simpatias, rá!
: )

Maria disse...

Cris, só para compartilhar: amanhã irei te fotografar aqui em Brasília! Hahah Que coincidência! Soube essa semana.

Espero que você tenha trocentas fotos do Cisco na carteira. É sério (tomara que leia a tempo esse comentário haha!)

Beijos,
Maria

-fer disse...

Como o título do blog já diz Para Francisco...
Como a introdução diz: Muitos questionamentos. Muitos raciocínios. Muito aprendizado!
E continua sendo não mais do que hoje, nem menos amanhã, a cada dia a cada palavra ou ação Cris vc encanta, tem o dom, o jeito não sei a forma ;)

Que a alegria sempre seja o que conduz e que a tristeza as vezes também aparece porque dela você reluz! :)

bjo Cris

Anônimo disse...

Cris, cheguei hoje no seu blog, através do pequeno guia prático. Achei bem terno e sincero. O que vc escreve vem do coraçao e que bom que vc escrever para exercitar a escritura, nao para agradar aos leitores. Assim você vai longe.

Anônimo disse...

Fiquei curiosa com tantos comentários e abri! Achei lindas as palavras doces que escreveram aqui. Eu também posso ser considerada uma dessas "fãs que têm por você uma reverência patética". É que você só faz o bem aqui! Adoro sua postura, no duplo sentido!

Fui ao lançamento em BH com o livro lido nas mãos e você escreveu uma dedicatória linda e pessoal para cada um na fila. Guardo a minha com tanto carinho!

Eu não chorei no livro, mas fiquei completamente encantada com seu jeito leve de encarar a vida e de escrever. Adorei o caso da moça insistindo para que você participasse de uma promoção no shopping! E o caso da "bauata" recentemente..

Sempre que encontro a Lu, minha amiga que trabalha na Lápis Raro pergunto "E a Cris, ta boa?!", na maior intimidade.. hahahha!

Torço para que esses comentários amargurados não te intimidem e você continue postando o que bem entender, quando bem entender! Afinal, o blog é um presente seu para francisco! E acessa quem quer!

DricaPeixoto disse...

Cris, continue seguindo em frente com a sua autenticidade.
Felicidade incomoda, infelizmente. A tristeza merece piedade, e para alguns é mais fácil sentir pena do que alegria.
Você é uma pessoa iluminada, guerreira.

erre amaral disse...

um dia
uma livraria no aeroporto de bsb
de passagem
mais uma vez
um livro
pra francisco
cheirada e folheada
vontade urgente de comprar
enderêço do blogue informado
livro deixado
blogue visitado
resumo
cristiana guerra causa uma estranha e inelutável Vontade

Anônimo disse...

Aplausos!

de pé!

Franqueza é isso e assinar embaixo.

Unknown disse...

"Everybody uses a mask. Some are just more obvious." - Rorschach (Watchmen)

Todo mundo usa uma máscara. Alguns só são mais óbvios.

Alessandra - Lain disse...

Cris! concordo plenamente contigo: é na alegria que a gente reconhece os verdadeiros amigos. Quanto a gente está feliz, qdo deu a volta por cima, só ficam perto os que gostam de vc de verdade. Os outros se afastam para remoer sobre a nossa felicidade. Um beijo.

Unknown disse...

Tanta gente já comentou nem precisava do meu comentário...ando meio decepcionada com a raça humana, vc ainda perdeu tempo respondendo a esse comentário infeliz.
Linda, franca e honesta a tua resposta a tua anônima nao merecia tanto.
Tenho verdadeiro nojo de mesquinhez.

Bravo!!! Parabéns pela tua força, pelo teu sucesso, pela tua capacidade de dar a volta por cima e principalmente pela tua serenidade, é isso aí, cabeça erguida, nariz empinado e muito sucesso e fama pq vc e o Francisco merecem.
Beijo grande!!!!

Lá e Dá disse...

Cris
Suas palavras emocionam, aliviam, arrepiam, cativam, comovem, alegram e transformam. Acredite.
Eu já provei disso tudo ao ler seu blog. E isso é o que realmente importa.
Essa crítica gratuita, apesar de sincera é errônea. E dispensa comentários.
Os incomodados que se retirem.
Abraços

Prazer, Lucas! disse...

A graça da vida se dá pois sabemos que existe o fim... E no final assim calado eu sei, que vou ser coroado rei de mim ... =) ... Nunca tinha lido seu blog, mas curti muito este texto!! .. Grande abraço.

Anônimo disse...

Boa noite Cris.
Nem sabia desse seu blog li agora pq Marcelo Tas (CQC) postou em seu TWITTER http://twitter.com/marcelotas " Melhor resposta de todos os tempos a um comentário anônimo em blog http://migre.me/1etU Cris Guerra, elegante como sempre " ai curioso que sou resolvi dar uma espiada, ai vi q foi mesmo a melhor resposta, vc tem q viver a vida vc sentiu a perda mas foi, fica na lembrança e na memoria, no coração...mas temos q vir e bola pra frente PARABÉNS!!!! Deu a volta por cima...e as pessoas invejosa num gosta de ver agente por cima....viva a vida e eskece dos outros amigos amigos negocios a parte!!!

Larissa disse...

Vc encanta Cris! Parabéns!

Já dizia a frase...

...and those who were seen dancing were thought to be insane by those who could not hear the music...

Muito bom ver você explodindo de felicidade! :)

BCCB disse...

Graças ao Twitter cheguei ao seu blog pela dica do Marcelo Tas... Vc já me fez chorar, rir e ter orgulho... Virei te visitar sempre que puder. Beijos e seja sempre mto especial para o seu "seu" - Cisco

mark disse...

Caramba, Cris.
Se fosse eu o anônimo, ia querer nascer de novo depois da sua resposta ;¬]

E como costumo dizer: quando alguém se alegra genuina e sinceramente com o seu sucesso, ali sabes que tem um amigo de verdade.

bj,
Mark

Anônimo disse...

Cris,

não conhecia o seu blog, mas agora vou sempre estar aqui para te acompanhar. Adorei a delicadeza de como você leva a vida e mais do que isso a delicadeza de como você se expressa.

Utak disse...

Genial. Ainda não sei quem és, ainda não sei o que escreves, mas sei que tens um bom olho, madame. Espero que não percas este olho que vê por cima, ainda mais sabendo que tantos olhos de vêem por baixo. Além, espero que mais de você exista por aí, e que todas essas pessoas consigam se mostrar ao mundo como verdadeiras observadoras, sem se consumir pelo que a fama trás. Espero também que sejam verdades as escritas aqui neste blog, e que os efeitos da fama sejam positivos. Não sei se vou lembrar de voltar para este blog, nem tenho experiência com fama, mas espero que sua força muscular ocular continue acúida, como parece estar.
Por mais, boa sorte com a vida feliz, e continue balanceando a vida como deve ser balanceada. No mais, nós escritores escrevemos quando precisamos, certo?
Abraço, Ugo.

Lu disse...

Que cada mudança na sua vida, ou na sua personalidade, que cada decisão, que cada conquista, que cada novidade, te inspire a criar um blog que nos emocione, nos deixe triste, nos faça morrer de dar risada, nos inspire a se vestir bem mesmo só pra ir ao trabalho!
Parabens pela honestidade com você mesma, acima de tudo, e pelas belas palavras aqui e ali!

Hugo Santos disse...

Você é inacreditável. É para mim a personificação da força, da garra. Que os invejosos, amantes da dor possam um dia sentir a maravilhosa sensação da felicidade e da liberdade. Assim, acredito que teremos um mundo melhor. Você é intensa, emocionante e acima de tudo uma grande mulher. Seu filho tem uma mulher fantástica em quem se espelhar. Parabéns por ser.

Unknown disse...

Cris, parabéns! Feliz dia das mães, atrasado!
Olhe, antes de tudo parabéns pela volta por cima, muito lindo o jeito de voce se expressar e contar sua vida, parabens por tanta energia boa que passa em sua palavras, por esse amor pela vida, por essa constante batalha em busca da felicidade, e agora um super parabens pela delicadeza de suas palavras. vc eh uma lady. parabens, minha linda!!! vc eh um exemplo de mulher :*

Pink Panda disse...

Olá, Cris....você relamente é uma pessoa abençoada...sabe muito bem usar as palavras....o que vc escreveu aqui foi perfeito...será que as pessoas esperam que vc vá sofrer pra sempre? Será que as pessoas não se comovem com sua alegria de novo? Vai entender ...grande abraço Cristiane Miraglia

Flor de Liz disse...

Oi Cris....

Quando me apaixonei pela sua história de vida, foi pelo fato de você vencer a tristeza, crescer, aparecer. Sentar e chorar e fácil e não resolve nada, levantar a cabeça mesmo com o coração sangrando e ir em frente, se mostrar, ser criativa, e não dar bola para os que criticam isso é fera, e é isso que me encanta e acredito que encanta muitos outros, tenho medo de perder meus entes queridos, pois tenho medo de não conseguir levantar, mais conhecendo pessoas como você da força e quando chegar o momento que é certo na vida de todos espero ter realmente aprendido algo e que fique a lembrança dos bons momentos, as lágrimas de saudades, mais que eu vá em frente como você.....

beijos e felicidades a você e ao Francisco.

Flor de Liz

Anônimo disse...

Uau!

Anônimo disse...

normal que um livro encerre (de alguma forma) um ciclo....é bom que a felicidade volte a estampar seus olhos....ruim quem insiste em nao compreender coisas sutis.
Mas a grande sacada, é que vc aprende com tudo que passa por vc, até mesmo as críticas!
Seja Feliz, Simples, e continue Sábia.

G disse...

Para Cris:

http://peixesoluvel.blogspot.com/2009/05/para-cris.html

Sardas disse...

Só o que tenho a te dizer é: PARABÉNS. Pela vitória ao derrotar a dor e a tristeza. Por responder tão dignamente a este comentário. Por seguir a vida, por amar de novo, por ser feliz. O que falaste sobre os amigos é muito verdadeiro - e eu senti na pele. Quando passei por uma barra na minha vida, vi muitos "amigos" se afastarem, porque me preferiam feliz, não queriam me ver triste, solitária, problemática... Felizmente, isso me fez ver quem são os meus verdadeiros e reais amigos. Parabéns, guria. Curta a vida, curta seu filho, curta o seu amor pela moda, o seu amor pela vida, o seu amor...
Um beijo.
Pati Linden

Dani é: disse...

Uau!

Sabedoria é tudo!
Algumas pessoas ñ entende a essencia da vida!

A dor já passou, agora é hora de sorrir!

Daniela Augusta disse...

"É melhor ser alegre que ser triste, alegria é melhor coisa que existe".

Sua história me comove, sua força me inspira.

Abraço.

Carla Said disse...

"...quem acredita, sempre alcança..."


Ser feliz não é anular tudo que nos fez tristes, é simplesmente aprender com elas e fazer delas iniciativas positivas. A mudança (desde que pra melhor) é sempre muito bem-vinda.
Apontar erros ou defeitos, pra quem tá de fora, é sempre muito mais simples...Mas, você não errou em nada.

Excelente post.

Abraços

kilate.pro disse...

Quando se fecha uma porta, se abre um portão. Acho que pode-se dizer que isso é uma lei da natureza. Beijo

Quel Fávaro disse...

Cris, criei meu blog depois de conhecer o Para Francisco. E até hj, vc me inspira mto.
É ótimo saber que está feliz e que soube levar a vida mesmo depois de uma grande perda, dando mto mto mto valor ao que ganhou.

Michéllin Santos disse...

Cara...adorei seus Blogs.
Ontem remexendo em umas revistas, por acaso, achei sua hostória.
Achei bárbara sua força!!
Agora me tornei seguidora...Espero que tenha muitas histórias felizes pra contar, isso sim!!!
Abraços!

Lis Bastos disse...

Ai ai ai Cris como diz a minha vó em sua simplicidade, tem coisas que é melhor ouvir do que ser surda, nesse caso é melhor ler do que ser cega...hihihi.
Vá entender o ser humano. As pessoas gostam de criar em suas mentes uma imagem surreal de quem admiram. Outro dia ouvi alguém dizer assim... as coisas que falam de mim não me afetam, pq as pessoas imaginam e inventam quem sou, mas eu realmente sei quem sou!!! Acho que esse é o seu caso...vc foi se descobrindo e se fortalecendo, e naõ precisa provar e nem justificar nada...vc simplesmente é.
Te adoro pequena e estou sempre te acompanhando, superei minha deprê lendo seu textos aqui e me divertindo com sua montações lá no Hoje vou assim... e tbém cansei de tristeza, quero mais é ser feliz!!!
Bjos no seu core e uma imensa admiração...

Marcia P. disse...

Anônima! Acho que vc não percebeu, mas o nome do blog é "Para Francisco". É dedicado à ele, nós chegamos aqui por acaso,por indicação ou curiosidade. E resolvemos ficar: por causa da superação, força de vontade, alegria de viver, amizade e sucesso.
Aterrisa amiga! Força que vc consegue.
Márcia - Cascais/Portugal

Compondo o olhar ... disse...

a vida muitas vezes nos impõe "fases" para nos testar... você passou no teste com louvor!!! parabéns.

tem selinho e brincadeira para você no meu blog. dá uma passadinha lá para pegá-lo.

bjocas no coração.

Come_Chocolates disse...

Olá Cris.
Desculpa lá a intimidade.
Já sabes quem te fala?
A "Portuga".
Essa gente não tem mais o que fazer?
Não quer ler, não lê.
Não sabia que tinhas a "obrigação" de comover.
Achava eu que o teu exemplo serviria para não haver esse "sentimento da coitadinha".
"Coitadinha, que peninha".
Que estupidez!
O teu exemplo serviu para ME DAR CORAGEM.
ALEGRIA.
Não me sentir culpada de me rir.
De gostar de trapos, apesar de tudo.
Entendes?
Querida amiga do outro lado do mundo.
Querida amiga que não conheço de lugar algum.
Querida amiga que não me conhece.
INVEJA NEGRA.
Lembras-te?
Cabeça erguida.
Olhar em frente.
O MUNDO é TEU.
Quem não gosta, como se diz em Portugal:
"Cheire e ponha de lado".
Não deixes que te magoe.
Não vale a pena.
Acredita.
A parvoíce humana não tem limites.
O que vale é a caridade...
Beijos

Carol Sousa disse...

Éééé...
realmente, a impressão que dá é que você é uma amiga daquelas, de infância mesmoo...(olha só a intimidade...rsrsr)

Ler você, entender você, "conhecer" o Francisco, adentrar sempre no seu universo, no seu mundo mágico e real, faz de mim uma pessoa mais esperançosa, sabia!??

Obrigada pelas belas e bem colocadas palavras, sempre!!!

Fazer o quê se você passou por um mar de lágrimas e agora você está FELIIZ né?!?! só lamento pra quem não gostar...hehehe

To contigo e num abro!!! :D

"viver é uma arte, e sábias são as pessoas que conseguem ser arteiras" (A melhor escritora :D !!)

--> você brilha que nem uma ESTRELA de cinco MILHOES de PONTAS!!
Bjoooo grandão!!!
:D

FB disse...

Chaplin disse; "A vida é muita para ser pequena."

Cris, vc aprendeu com a perda, a continuar, não desistir de ser feliz. E se lamentar eternamente jamais traria seu amor de volta. Vc dividiu isso com a gente, partilhou sua dor e fez dela um sentimento muito maior que vai estar com vc pra sempre!

Feliz de quem viveu algo assim e pode guardar pra sempre de uma forma doce, seja la o tamanho da dor que sentiu.

superbeijo!

Rô Rezende disse...

Blah...o bom é te ver feliz! A maior lição que fica daqui é a volta por cima, que não importa o que ocorra todo ser humano, consegue sim, se quiser e tiver força, superar toda e qualquer dor. É isso o que você representa para maioria das pessoas. Bom, pelo menos é o que representa para mim.

Ah, mas eu tenho uma critica também, vez ou outra você podia nos contar as histórias de Francisco, não? Sabe aquelas coisas que criança diz e faz que deixa a gente boquiaberto? Isso você podia hein, hein? rsrs...

bjs e tenha certeza que a maior parte das pessoas quer sua felicidade!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Olá.Não querendo tomar partido e també, não querendo crer que isso é um embate ou debate, mas achei o post interessante. Houve um tempo em que eu também estava indo meio pro lado da tragédia no que escrevia. Mas me vigiei e me corrigi um poucoe hoje posso ver que não é só com textos tristes que emocionamos as pessoas. Podemos fazê-lo com lindos textos. Mas também não pe uma rgra.Se eu estiver num momento ruim,difícil, que a inspiração me mande algo obscuro,soturno,vai ter que ser assim. Afinal, o poeta escreve o que sente não é? Se não for assim, não presta, não é real.S´po não podemos enveredarmos por um só caminho,poetas que somos. Nem tanto à tragédia, nem tanto à alegria mentirosa, de escrever coisnhas belas, só porque fica mais bonito. A inconstância da vida é o tempero dela. Belo blog.Beijos

Chemon disse...

Olá,
Hj foi a primeira vez que cinheci vc! Li seu blog inteiro em algumas horas..Chorei e me emocionei como num excelente filme! Vi seus videos no you tube, e não me cansei de chorar.Você é linda, parabéns, pela historia de vida que construi, mesmo que com tantas adversidades! Me senti feliz, por ter a certeza de que passei por essa vida, e conheci a sua história! Encheu minha'alma!!!
Muita paz, pra ti e pro Francisco!
PAZ E DEUS...sempre!
Como num entardecer em Ilha Grande.
Vou amanha correr atras do seu livro, e guardar ele na minha cabiceira como uma história de superação mais linda e real que ja conheci!
Não tive o prazer de conhece-lá pessoalmente...
Mais existe alguma coisa buzinando em meus ouvidos o tempo todo, que vocêé dona de uma força maior que o universo!
Paz,Saúde e Luz...
Muito prazer...

Monica Kuster

Anônimo disse...

oi linda ...que história de vida ...
desejo que Deus abençoe sua vida e do francisco todos os dias da sua vida ... que sua alegria ja unica na razão do seu viver ....fique com deus e boa sorte nessa jornada ....pode contar comigo ...beijocas Dany Vechiato

Denynha disse...

Clap, clap, clap.... Parabéns, grande pequena!

Maria dos Açores® disse...

Vive a vida e sê feliz!!! Ama e sê amada!!! E quanto ao resto manda para as urtigas!!!
Um beijo com muito amor para ti e para o Cisco!!!

escrevo tudo disse...

Bom dia Cris, espero ralmente que você possa ler esse comentário, e lhe dizer, que ao contrário das muitas poucas pessoas, eu a admiro muito por sua mudança, e espero mesmo que além de sua dor vocÊ AGORA fale de suas alegrias, e seus planos para com sua vida e a de seu filhinho. Nem tudo são lágrimas, e as pessoas não podem se contentar com algo que dói a outra. Escreva sobre tudo que lhe agrada, seja você antes, ou agora ou que pretende ser um dia. Na vida, nossas perdas, nossas quedas, nos moldam para nos adaptar a esse mundo, de cão. Sucesso em sua vida.

Brisa disse...

Admiro sua coragem, tanto em expor suas dores e amores.
As pessoas não podem esperar que se viva o luto por toda uma vida.
Até porque, Francisco merece que a vida continue.
Ele ainda tem tantas coisas para descobrir, e a mãe, forte, será seu porto seguro.
Parabéns Cris.
Você também tem direito de ser feliz, e apesar de tudo o que passou, conseguiu tirar um livro e dar uma lição de vida para muitos que vivem ou viveram uma história linda comop a sua.
Bjo

Katiana Assunção disse...

Francisco,

quanto orgulho hein!
Imagino A SUA EMOÇÃO ao ler cada letrinha dessas deixadas pela sua CORAJOSA E LINDA mamãe.
Que desabafo dela, nesse post, ao responder a crítica de uma de suas leitoras.
Sabe, sabemos que a tristeza nos traz inspiração sim, mas fico muito mais contente de ver que sua mãe saiu dessa fase, e hoje se sente plena e feliz.

O Gui deve, também, se orgulhar disso. Aliás, existe muito do Gui em você, por isso ela sente tanto o fato dele ter perdido você, mas orgulhe-se sempre de existir TANTO da Cris em você.

Vocês são admiráveis.

Grande Beijo!!!

Katiana Assunção disse...

... desculpe os muitos erros de português.

Gabriella Villaça disse...

Eu passo por aqui sempre que dá, lembro de quando minha irmã me apresentou e passei uma noite inteira lendo entre lágrimas e uns confortos, as pessoas tendem a nãp achar bacana quando uma pessoa supera um problema, talvez não tenham elas superado os delas, mas eu vim aqui para outra coisa, eu ouvindo uma musica digamos Pop do Skank, a nova de trabalho, Sutilmente, e me paceu muito com o que vi aqui, pensei: se virasse filme essa seria a trilha perfeita, por isso vim comentar.

"E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce

Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti"

porque nunca vai se esquecer, francisco era o nome do meu pai, não convivi com ele quase nada, mas lembro da careca, da ausencia que ele deixou, e penso que o seu francisco veio de um amor tão puro que ele precisava saber como era e essa foi a forma mais linda que ja vi, parabens por ter feito o blog, pelo livro, por ter superado.

Até.

Rê Azi disse...

Boa Noite Cris. Ontem em um passeio pela internet encontrei seu blog, sim sou meio desinformada... e devorei ele. Fui interrompda por um bom motivo, mas voltei depois pra ler tudo e me emocionar bastante. E emoções são alegrias e tristezas, e me emocionei a cada superação sua. E me emocionei pela história de amor que você viveu e vive agora com Francisco (nome lindo por sinal). Eu vivi uma linda história de amor também, mas essa convivi mais que seus 5 anos, convivi 17 anos da minha vida e quando ia começar a conhecer mais dela me foi tirada a oportunidade. Minha irmã partiu com uma morte que até hoje não sabemos direito, simplesmente seu coração parou de bater e ela se foi... mas deixou o maior amor da minha vida, Gabriel, que hoje em os olhos dela, principalemnte na esperteza e vida que ele carrega neles. Isso já fazem quase 11 anos, a saudade ainda existe, um pouco de dor por ela estar perdendo o homem lindo que ela gerou, mas o que ela sempre respondia pra minha mãe em inumeras brigas também ficou "A vida é curta, tenho que aproveitar"
E por isso que você é feliz, porque você soube, penso eu, que sobre viver cada segundo de de sua vida. Bjos e seja feliz

Natália Llorens disse...

TO CHOCADA. Ai ow, as x eu penso que levo tanta patada grosseira, que estou cercada de pessoas mal humoradas e de mal com a vida.. E agora essas pessoas fazem isso pela internet tb. legal..

nana tucci disse...

maravilhoso, cris! siga seu caminho com alegria, sempre.
beijo grande

Anna facchinei disse...

Olá, sou tão leonina qto vc.
de tempos em tempos dou uma olhada no blog.
conheci o Guilherme qdo morou em Sâo Paulo.e me sensibilizei muito
pela perda do amigo, mas tb por vc.ele era uma pessoa muito especial e me fiquei preocupada com vc, entendia o qto seria dificil ultrapassar a tudo isso.
e entendo qdo diz, escrevi para não sufocar. e fez isso de uma forma lindissima.e através do teu blog , conheci um pouco mais desse amigo.
mas vou fazer meu comentário sobre a tua resposta, eu hj abri e a vi,
e não gostei, nada tem a ver com a doçura da qual o blog foi feito e tb a finalidade penso não ser essa. a tua caminhada esta certissima e se alguns não entendem ou se invejam disso, com certeza não merecem a sua importancia e muito menos comentários.Pq não nos conta mais sobre o rumo que tua vida tem tomado, nos conte tb as tuas alegrias , o blog é feito para Francisco ele vai gostar de ler tua superação e nós tb, nos de o exemplo da mulher forte que vc é.
e qdo vier alguma lembrança comente, mas agora a continuação deste blog é sobre vc.
um conselho eu retiraria comentario e resposta.vc é uma escritora.
Um Bj Carinhoso
Anna

Carol disse...

Oi! Um amigo me contou que comprou teu livro e que nao conseguia sair da mesma pagina de tanto que chorava. Eu disse que ele era um exagerado e, como ainda nao conhecia teu blog, me aventurei por aqui, desde lááááááá do comecinho. Na metade do primeiro texto chorei tanto, que consegui entender meu amigo. Mas nao é de tristeza. É de felicidade por saber que alguem viveu uma historia tao bonita (apesar de triste) e ainda quer compartilha-la com todo mundo. Teu filho é lindo. Beijão, Carol

Pin-Up Carioca disse...

Menina, mas você é ótima de qualquer jeito. Eu costumo te ler, mas prefiro não comentar. Mas hoje eu não resisti. Paulo coelho disse uma coisa parecida, um vez em seu livro, que os verdadeiros amigos são os que estão perto na hora da alegria porque os que nos rodeiam na hora da tristeza o fazem por mero exercício para consolar-se de suas vidas medíocres.
Bom, vou parando por aqui porque não quero escrever um livro ;)
E que sua vida seja cheia de sorrisos!

bjs

Laély disse...

Cris:
Acompanho o Hoje Vou Assim, mas o Para Francisco, só de longe. Cheguei a este post, através de uma amiga virtual, também blogueira experiente como você, que me recomendou a leitura.
Semana passada, recebi um comentário, também anônimo, muito mais venenoso e mal educado do que esse que recebeu.
Achei a sua resposta de uma fineza sem igual! Nem sei se eu teria tanta classe. Mas, o que eu achei mais bonito, foi a forma como descreveu seu luto e como isso está sendo elaborado.
Sabe? As pessoas não estão preparadas para lidar com a manifestção de sentimentos dos outros: sejam sentimentos bons ou ruins.
Se perdemos alguém muito importante, sempre tem um, querendo consolar: "Não chore, isso é da vida!" Sendo que, o que se poderia fazer diante disso, se não chorar?! Mas, não podemos chorar, não podemos demonstrar uma tristeza real e profunda, em público!
O mesmo, quando estamos transbordando felicidade, animação, paixão! Logo desperta crítica: "Nossa! Pra que tanto exagero?!"
O conselho que recebi da colega blogueira, foi que fechasse as portas pra esse tipo de comentário. Pelo menos eu, não ganho nada, me expondo: meus humores, minha casa, minhas ideias...Se não permito falta de respeito dentro da minha casa real, entre os meus, por que permitiria, dentro da minha casa virtual?
Ainda bem, que essas manifestações ainda são minoria!
Então, parabéns pelos blogs, parabéns pela superação, parabéns pelo sucesso!
Abraço e obrigada por dividir essas experiências conosco.

Layla Barlavento disse...

Cris,

Descobri a pouco tempo o que você já sabe a longas datas : Existem pessoas no mundo que não estão preparadas para a felicidade. Isso me entristece um pouco. Porque passo a perceber um sentimento muito pequeno brotando em mim: a pena.
Sim. Pena do que essas pessoas deixam de aprender com a vida. Do que elas também deixam de ensinar por não se permitirem.

A você minha querida amiga virtual, meus aplausos de pé pela mulher, guerreira, mãe, filha, esposa, artista, e tudo mais que se encaixar em você! Parabéns por se permitir enxergar as várias janelas de felicidade que Deus põe em nosso caminho!

P.S. Esse post me emocionou verdadeiramente ao ponto de desejar escrever pra você.

Layla Barlavento
www.culpadowalter.blogspot.com

Lucas disse...

falar e ouvir.
um dom.

Unknown disse...

Eu não sei se responderia a um comentário como desta (e) anônima (o). O que sei é que se eu resolvesse responder gostaria que fossem com as mesmíssimas palavras que você escreveu. Parabéns pela delicadeza, maturidade e verdade. Verdade sempre. Beijos.

Roy Frenkiel disse...

Eu ia postar, rsss, mas vejo que nao ha necessidade. Gostei da sua resposta. Alias, mesmo se voce quisesse aparecer, o direito eh teu, e todos queremos de vez em quando, nao eh mesmo? Grandes coisas, afinal, sua historia eh uma historia leal, humana e sincera. Aparecer pra isso eh bom, e nao deixe que ninguem diga o contrario.

Abraxao

Roy

Viviane Moreira disse...

Bravo!!! Bravo!!!
Adorei o texto!
Te adoro Cris!
Beijos e mais felicidades!!!
Vi

Anônimo disse...

Sim, é uma querida! Mesmo para estranhos-que-vivem-longe-de-você ... é bonita! é sentimento! é boa energia! adoro vir aqui! beijo!

Karen disse...

Cris,
acompanho há muito tempo o seu blog. Me inspirei no nome do seu blog, para nomear o meu, o qual criei após perder a minha filha, com a imensa necessidade de apenas escrever.
Deixei alguns comentários aqui, mas ainda não tive o prazer de trocar algumas palvras com você, mas hoje, ao ler este post, após um tempo sem ler os blogs que adoro, este inclusive, me deparei com uma exata explicação do que sinto e tenho passado.
Obrigada por isso.
Gostaria de colocar um trecho em meu blog, com créditos claro, se assim você permitir.
bj

Roberta disse...

Cris, oi.
Te vi na tv faz um tempinho e aquilo me marcou. Tanto que quando vi "Para Francisco" em evidência em uma livraria aqui do Rio me toquei na mesma hora de que era a mesma história. Tenho me emocionado muito ao te ler. E só agora cheguei ao blog. Tão tarde. Mas sei que ainda há tempo. Feliz em saber que vc está bem. É como se fossemos amigas. É assim que me sinto. Um beijo pra vcs 2 e uma inspiração que vai de mim e do Rio de Janeiro. Roberta.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

A realidade, por mais dolorosa que seja, é aquilo com que se pode contar para construir a vida.
Li o seu livro e quero lhe dar os parabéns pela iniciativa original e carinhosa de mostrar ao Francisco uma parte de sua vida, que hoje está na eternidade. Qualquer filho ficaria imensamente grato por uma atitude tão bela quanto esta. Parabéns também, pelo seu estilo literário. É gostoso de ler, a gente larga tudo para continuar a leitura. Parabéns a você por ter vencido a perda. Fomos feitos para sermos felizes e temos esta obrigação, principalmente, quem tem um filho para apresentar ao mundo. Siga em frente, caminhe com coragem e quando se sentir triste e sozinha, lembre-se que há um Deus que olha por você e sua família. Com carinho.

Gillianne Vicente disse...

É isso mesmo Cris...
Chega de tristeza, a alegria acontece agora.
Provavelmente a anônima espiava suas culpas lendo seu blog, muitas pessoas dependem da tristeza para continuar a viver, é mais forte que elas.
Mas você não, você é forte e alegre e é exatamente isso que me faz gostar do seu blog, existe um tempo para sofrer, chorar e esse tempo tem data para acabar.
beijos

Flávia Vida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Vida disse...

Pois eu desejo que a vida, essa mesma que tira pessoas e coisas que amamos e as devolve por meio de outras e outras com a mesma intensidade, continue cada vez mais linda, luminosa e feliz para você. Foi tudo lindo o que sempre escreveu. Está gravado no blog e eternizado no livro. Ajudará pessoas que já passaram por isso e continuará encantando as que rezam para não passar. Cada dia é um novo dia e espero que para você, eles continuem. Apenas isso. Normais em si mesmos, cheios de novidades, repleto de lembranças boas, saudade que acalenta o peito mas, com NOVOS E DELICIOSOS acontecimentos.
Quem sabe um novo amor? Uhmmm...
Um lindo,VERDADEIRO e NOVO amor.Sim!! Porque a vida, e o amor, continuam e é pra serem intensamente vividos, porque são presentes para os que aqui ainda permanecem. Até a última gota.Sem nenhum medo. Não mata.(Parafraseando Clarice Lispector).

Você é linda...

Beijos
Flávia Vida
:*)

Lali disse...

Oi Cris,
Vou aproveitar este momento, em que apareceram comentários te acusando de ser "metida", "arrogante", etc... p/ agradecer a atenção, o carinho e a sensibilidade com q vc me tratou, quando comentei aqui sobre a perda precoce do meu pai aos 6 anos de idade e como este blog me tocou. Nem sei s vc se lembra...rs. Foi o único comentário q fiz aqui, há mais de ano, logo que descobri o blog. Depois disso, continuei acompanhando de longe, sem tanta assiduidade, o seu processo de luto. Sempre "invejando" a sorte do Francisco por ter estes registros do pai. Quem dera eu tivesse um assim do meu... Volto a te dar os parabéns. Mas gostaria de deixar registrado a minha surpresa ao encontrar estas opiniões tão diferentes da minha: Uma mulher talentosa, que se ama, se respeita - sempre respeitando tbém os outros - se valoriza, e luta pra ser feliz apesar de todas as bordoadas que a vida nos dá. Há algo de errado nisso?
Mil beijos e felicidades
Lali

Unknown disse...

Cris,

é a primeira vez que comento o teu blog,mas já há imenso tempo que leio as tuas palavras, deste lado do Atlântico... :)
Mais precisamente de Aveiro, em Portugal (Aveiro, a terra que inspirou a música Menina da Ria do Caetano Veloso!!)

Foi uma amiga minha que me falou do teu blog e desde aí que "espreito" o teu cantinho!

Admiro a tua coragem e a tua força interior. Acredito que os obstáculos ou dificuldades que passamos na vida servem de ponte para momentos mais felizes. Aprendemos precisamente nos momentos mais dolorosos, e se esses momentos dolorosos aconteceram, sem dúvida que tinhamos algo a aprender relativamente à nossa "missão" na vida".

Sofrer é uma opção nossa. E a dor é temporária. Desistir (da felicidade)é uma atitude permanente.

Fico feliz ao ler nas tuas palavras sentimentos de gratidão, porque isso é fundamental na nossa evolução como pessoas. A serenidade não é fácil atingir porque, a maior parte das vezes, complicamos o que é simples.

Tenho a certeza que neste momento há alguém, lá do alto, mesmo por detrás das nuvens, que está com um sorriso enorme por ver que és uma mulher forte, a mãe ideal para o seu filho, que superou a dor e caminha para a felicidade!

Parabéns Cris,
eu muito tinha ainda para dizer, mas as minhas palavras são desnecessárias... fico-me apenas por um abraço apertado, com muito carinho e o desejo que o teu caminho seja sempre iluminado, e a tua vida cheia de boas energias, sorrisos e pensamentos positivos!

Beijo de coração*

Unknown disse...

Cris,

é a primeira vez que comento o teu blog,mas já há imenso tempo que leio as tuas palavras, deste lado do Atlântico... :)
Mais precisamente de Aveiro, em Portugal (Aveiro, a terra que inspirou a música Menina da Ria do Caetano Veloso!!)

Foi uma amiga minha que me falou do teu blog e desde aí que "espreito" o teu cantinho!

Admiro a tua coragem e a tua força interior. Acredito que os obstáculos ou dificuldades que passamos na vida servem de ponte para momentos mais felizes. Aprendemos precisamente nos momentos mais dolorosos, e se esses momentos dolorosos aconteceram, sem dúvida que tinhamos algo a aprender relativamente à nossa "missão" na vida".

Sofrer é uma opção nossa. E a dor é temporária. Desistir (da felicidade)é uma atitude permanente.

Fico feliz ao ler nas tuas palavras sentimentos de gratidão, porque isso é fundamental na nossa evolução como pessoas. A serenidade não é fácil atingir porque, a maior parte das vezes, complicamos o que é simples.

Tenho a certeza que neste momento há alguém, lá do alto, mesmo por detrás das nuvens, que está com um sorriso enorme por ver que és uma mulher forte, a mãe ideal para o seu filho, que superou a dor e caminha para a felicidade!

Parabéns Cris,
eu muito tinha ainda para dizer, mas as minhas palavras são desnecessárias... fico-me apenas por um abraço apertado, com muito carinho e o desejo que o teu caminho seja sempre iluminado, e a tua vida cheia de boas energias, sorrisos e pensamentos positivos!

Beijo de coração*

Dany Braga disse...

maravilhosa como sempre. Cris, triste ou feliz vc é uma pessoa especial. Queremos te ver cada vez mais feliz e mais bonitas nos inspirando com a sua escrita e a sua beleza através dos blogs. beijos

Anônimo disse...

Cris, estou feliz vendo você superar a perda do Gui.
Perdi meu pai há 8 meses, e há momentos que a gente não quer deixar o luto, quer que o luto tome conta de nossa vida e então a vida vai seguindo e a gente percebe que pode sorrir novamante, a gente tem direito a isso, e que não é desrespeito a pessoa querida e perdida der feliz.
Ainda choramos, sentimos saudades mas de maneira diferente, não tão doído como era.
Essa semana chorei muito, mas outro dia nasce, o sol brilha novamente para nós
Realmente fico feliz com sua superação e infeliz comentário que essa pessoa fez.
Sucesso pra você, te adoro, assim como se blog Vou Assim. Seja feliz, você merece, ou melhor vocês merecem, você e seu Cisco.
Beijos
Alessandra

Anônimo disse...

Cris,

minha primeira leitura. Impressionante!

Peço licença para reproduzir em meu blog essa postagem. Excelente.

Seja feliz!

Dani disse...

Cris parabéns pela pessoa que és Maravilhosa sempre que Deus a abençoe a cada dia !!!

Rakell disse...

Cris,
Vai aqui um pouquinho de estatística. Só 2 gurias encucaram com sua felicidade (em síntese é isso, deixem de ser hipócritas), isso dá mais ou menos uns 0,03% de leitoras aqui do Para Francisco...então...abstraia essa 'miudeza', essa mediocridade e siga o seu coração, siga seus sonhos, planos, tal como os elaborou, pois não temos nada a ver com eles, apenas nos brandamos deles.

Grande beijo da sempre leitora.

Fabibibica disse...

Ser alegre é melhor do que ser triste, Alegria é a MELHOR coisa que existe....é assim como a luz no coração..

Pense nisso.

Porque quem gosta de fossa é cantor sertanejo e quem gosta de desgraça é o Jornal Nacional!!!

Já basta a dureza do dia-a-dia. Não há porque se duvidar do teste de sanidade que deve ter sido enfrentar tudo isso.

Como diz uma amiga: Quem me conhece que me compre! rsrsrs

Liga não...

bj

fabiola

Karla Maria disse...

Cris,
admiro tudo em você, sua coragem, sua força e, principalmente a sua superação.
Os caminhos que vc tem trilhado e partilhado conosco no blog são lindos e desejo que Deus a ilumine e abençoe sempre.
Sucesso.
Bj de fã

Lu Ribeiro disse...

Cris, vc não deveria nem ter perdido seu tempo respondendo este ser anônimo que não conhece o significado da palavra superação. Mesmo virtualmente conte com a minha admiração. abs

lola aronovich disse...

Uau, Cris! Que bela resposta! Quisera eu ter a sua elegância pra responder aos meus detratores... E parabéns pelo crescimento.

Eliana Holtz disse...

...perder as pessoas que amamos, não significa perder-se também... as pessoas que foram cumpriram sua existência, e, divinamente, se foram. Ficamos e temos como missão, cumprir a nossa. Se, diluir a dor foi partilhar com todos, foi parte da cura. Seja feliz, ou melhor continue feliz... porque: " o choro pode durar uma noite, mas virá alegria, pela manhã", vai ver, chegou seu tempo de amanhecer e talvez, ainda, alguns estejam no começo da noite, não esperam a alvorada!
Admiro seu trabalho e a voz que se fez, contando sua história.
Vai, continue feliz!

Anônimo disse...

Muito linda a mensagem,me dá forças para continunar o meu caminho...ainda cheio de pedrinhas... que eu ainda não consegui tira-las...muitas perdas... mas ao ler teu blog posso sentir que um dia transformarei minha dor em alegria. Bjs

Eveliny Siqueira disse...

Adorei!

Ana Laura disse...

a gente idealiza muito as pessoas, e principalmente as que admiramos...Quando a gente para de idealizar mas continua admirando,aí sim vale a pena!
Eu te idealizei por um bom tempo, agora já não, passou.Mas continuo a te admirar.Talvez seja isso que as pessoas no geral precisam entender:admirar e gostar das pessoas pelo que são e não pelo que achamos que deveriam ser...
Gostamos do lado bom apesar do lado ruim que todo mundo tem.
Isso vem da maturidade...
Será que me entenderam?

beijos para todas!


Ana Laura

Léa disse...

Engraçado. Chorei!

Dinha disse...

Oi Cris.
Sempre te leio, nunca comentei.
Tu és uma lição de vida ambulante, ainda que imagino que não tenhas a pretensão de ser.
E dissesses com perfeição, querida, nossosamigos estão SEMPRE ao nosso lado. Nos maus e nos bons. Eu sei bem como é. Tenho um blog e um dos meus filhos tem paralisia cerebral. Quando desabafo de dores e medos que sinto, quando meu pequeno precisa de hospitalização... chovem visitas e comentários. Quando tudo está bem, só os bons (ótimos) amigos estão por lá.
Bola pra frente, que tu já estás mesmo indo.
Parabéns por tudo!
Mas, nesse momento, em especial, pela elegância e coerência de tua resposta.
Um beijo, de uma fã.

Raphaella disse...

olá,
a primeira vez que entrei aqui fiz um post aos prantos. me coloquei no seu lugar o tempo todo e senti um pedaço dessa dor que parece mesmo infinita. Hj entrei novamente e vi esse post..aí tive que compartilhar..Fiz um blog de futilidades..nunca fiz promoção, nunca pedi que entrassem lá...vez ou outra recebo posts super grosseiros..pessoas amarguradas que resolvem reclamar do meu portugues ou simplesmente reclamar de alguma coisa...amargura, recalque, ignorancia e definitivamente no caso dessa anonima (sempre são)um pouco de inveja de não ter transformado o limao em uma grande limonada como vc.
tudo de bom!

Lígia Santana disse...

Nossa, essa resposta foi de emocionar!
Adorei!

Ju disse...

Amigo não é aquele que nos estende a mão na hora da tristeza, mas sim aquele que suporta a nossa felicidade. Pq na tristeza ele é util e assim se sente de alguma forma bem, mas no sucesso ele é mero coadjuvante, e aí é bem difícil mesmo... Isso eu aprendi tb com muita tristeza... Muitos Beijos

Mônica disse...

Perdi um irmão há 5 anos. Após o primeiro ano de luto, quando minha família começou a se reerguer, quando minha mãe via prazer em coisas que não fazia há um tempo, todos estranharam. Como aquela senhora que havia perdido o filho se dava ao direito de ir a um salão arrumar o cabelo, fazer as unhas? O ser humano é cruel. Assistir ao sofrimento do próximo é muito, muito mais fácil do que presenciar a alegria....

@ChayMuquim disse...

Você merece felicidade. E a sua felicidade me emociona e me comove. Parabéns pela sua franqueza.

Muquim

quem é Tati ? disse...

Comecei a ler seu blog no meio de um tratamento de câncer, minha alegria estava em cinzas, ler a sua trajetória me ajudou tanto, tanto que você não tem idéia. Você é especial, escreve da mesma maneira que sofre, sorri e poucos fazem isso.
Agradeço a você por tudo, por ter partilhado a tua vida, e de uma forma linda, ter daí me ajudado a perceber que é possível andar, retornar um passo de cada vez. Hoje estou bem retomando a vida.. só agora vi esse poust, que escreveu a tempos. Achei importante dizer, registrar.

B.I disse...

Menina, nem te conheço, mas posso te definir...fantastica, como poucas merece a definiçao exata da palavra MÃE, MULHER!
Parabéns, pelo texto, pelo livro, plea história de vida... Serei breve para ler mais!
Izabelita (Mulher feliz, ah e Mãe de 3, que adora gente que resolveu ver o lado feliz de tudo)

Unknown disse...

Olá Cris, fiquei sabendo do seu blog pela revista ÉPOCA, e fiquei curiosa para ler... Estou aqui a mais ou menos 2h, tentando ler desde o começo,li a maioria e antes de chegar a esse estava tentando escolher algum para comentar. Diferente dessa pessoa anônima, eu acho que vc é uma grande mulher, guerreira e muito forte, e acredito que sua intençaõ não era comover ninguém, era desabafar com alguém algo que te sufoca, e com papel e caneta vc encontrou uma forma de fazer. Pelo jeito o que essa pessoa quer é ficar chorando com tristes histórias reais, é comovente sim, eu chorei e me arrepiei muito com tudo o que li, mais, mais ainda quando vim chegando ao finalzinho, você é guerreira e vencedora de tantas batalhas que temos no decorrer da vida talvez essa é a mais dificil, a perda, e devemos sim viver intensamente e sempre em busca de momentos alegres! te aplaudo com toda a emoção que senti ao ler seu blog. PARABÉNS pelo que és, e o "Cisco" com certeza terá muito orgulho de ti e mais ainda, ele é a lembrança mais viva do amor de vcs.
Pra mim que nunca passei por isso é bom ler para meu aprendizado e meu crescimento como mãe, namorada, mulher e ser-humano, mais não acho que alguém deva fazer isso para os outros quando na verdade suas dores são reais. Se tornou-se público, é legal compartilhar, mais legal ainda é acompanhar sua mudança, sua alegria e seu crescimento para melhor!

BJS - Felicidade sempre!!! Tristeza às vezes (faz parte da vida) e Alegria frequentemente, a todo segundo!!!

Pequena disse...

aline, nunca soube que este blog foi divulgado pela revista Época. É verdade? Foi há pouco tempo? Agradeceria se você me contasse.

Um abraço carinhoso em você e em cada um que deixa seu recado aqui.

Cris.

Joana M.Eleutério disse...

Parabéns, menina!

Só hoje passei por aqui e, apesar dos meus 58 anos, posso assinar embaixo de tudo que disse na sua resposta a um anônimo qualquer, principalmente da frase:

"...porque troquei a tristeza por uma alegria exuberante ao ver como a vida pode nos dar coisas lindas depois de nos tirar outras tantas."

Dentre essas coisas lindas, estão a paz e a serenidade e a coragem de viver experiências novas. Novamente.

Somos pequenas diante do grande mistério da vida. Não só da força, mas da fragilidade, que superadas e processadas nos fortalecem.

Hoje de manhã, estive pensando. Dentre os amigos, temos aqueles, que independente do nosso estado de humor ou de felicidade ou ainda de poder e posses, seguem-nos incondicionalmente. Há outros que se aproximam muito quando estamos no fundo do poço e uma pequena minoria, que não suporta o nosso momento de recuperação, de superação e de celebração.
Como nos sabemos tão pequenas diante do mistério da vida, vamos tentando compreender e aceitar a todos eles. E, se possível, amá-los com igual ternura e encantamento. Só porque fazem parte desse grande mistério, que é estar vivos. Ainda.

Grande abrço mineiro pra você.

GM_Carlos disse...

POW PESSOAL VOU CONTAR COMO ERA MINHA VIDA EU ESTUDAVA EM UM COLEGIO MANERO PACARANBA EU ERA O ALUNO KE MAIS ERA BAGUNÇEIRO KE SI ENTURMAVA MAIS COM AS PESSOAS CURTIA TUDO NA VIDA JOGAVA UM POUCO DE BOLA COM OS COLEGAS AS VEZES EU TINHA MUITOS COLEGAS NO COLEGIO ERA MUITA ZUERA MESMO LA NA MINHA ESCOLA MAIS CHEGOU UM DIA KE EU FIZ UMA MERDA MUITO GRANDE LA E ME ENVIARAM PRA MESMA ESCOLA MAIS NO TURNO DA NOITE TA AI TINHA MUITA JENTE KE GOSTAVA DE MIN NO TURNO DA TARDE ENTÃO MEUS 3 MELHORES COLEGAS FORAM PRA ANOITE JUNTO COMIGO ISSO KE E AMIGO MESMO MAIS 1 NÃO CONSEGUIL VIR POIS SUA MÃE ACHO KE NÃO TINHA DEIXADO AI TABOM 2 AMIGOS AI MINHA MÃE PEGOU COMPRO UM PC PRAMIN TA COMEÇEI A VICIAR NELE ERA DE CASA PRA ESCOLA DIRETO PRO PC AI EU VIRAVA A MADRUGADA VIRAVA E VIRAVA AI FIZ OTRA MERDA NO COLEGIO ANOITE FUI MANDADO PRA OTRO COLEGIO ADIVINHA AGORA O MAXIMO DE ALUNO LA NO OTRO COLEGIO E DE 12 OU 14 NA SALA AGORA EU VIREI TIMIDO QUANDO QUALQUER PESSOA FALA ALGO COMIGO NA FRENTE DE TODO MUNDO O MEU ROSTO FERVE DE EU FICO VERMELHO AI AS VEZES TEM JENTE KE FICA RINDO DE MIN AGORA MINHA VIDA E ESSA E JA FAZ 1 ANO E MEIO KE E ASIM EU NÃO TO VIVENDO A VIDA EU TENHO 16 ANOS NUNCA FUI A UM BAILE NADA EU JA TIVE UMAS 6 NAMORADAS QUANDO TINHA 14 ANOS SO FICO EM FRENTE AO PC 21 HORAS POR DIA TIRANDO 3 HORAS NAQUELE COLEGIO KE E UM TEDIO DIMAIS FICAR LA NAQUELA SALA JENTE EU NÃO TO VIVENDO EU SO TENHO UNS 4 COLEGAS ELES TAMBEM SÃO VICIADO EM PC EU NÃO CONSIGO ASIM ARUMAR OTRO COLEGA KE TENHA MINHA IDADE E KE ME LEVE PRA MIN VER AS COISAS ME LEVAR NAS BALADAS SAI PRA TUDO QUALQUER LUGAR CURTIR MINHA VIDA ENTENDEU MAIS QUANDO EU ESTUDAVA NAQUELE COLEGIO ANTIGO MINHA VIDA ERA VIVIDA CADA MINUTO JA TENTEI VOLTAR PRA ATARDE MAIS AS DIRETORAS FALAM KE EU NÃO POSSO ENTÃO POR FAVOR SE ALGUEM PODER ME AJUDAR OLHA MEU VOU PASSAR MEU MSN E ESSE OHH= raphael_so_ares@hotmail.com favor me ajudem ai pessoal oque eu faço??????

Silvinha disse...

Será que é difícil perceber que o blog é 'para Francisco'? E ainda perceber que, se podemos compartilhar desse ato tão íntimo e tão afetuoso, deveríamos então nos reconhecer SIM como sortudos, e de forma alguma nos sentir no direito de criticar ou cobrar algo?

Cris, este espaço é seu. Desnecessário dizer que deve apriveitá-lo da maneira que melhor lhe convir, pois você já o faz maravilhosamente bem.

E Francisco sim, merece ver essa tragetória tão bonita e encantadora e, inevitávelmente, se orgulhar da mãe que tem!
Parabéns!

Beijos sinceros!

Tudo ao mesmo tempo agora disse...

Oi Cris, só vi esta postagem hj, e adorei o q vc escreveu. Eu tb te acompanho desde o começo, não escrevo mais meus comentários com a mesma frequência que escrevia antes, mas isso, como vc mesma disse, faz parte dessa mudança, li seu livro logo q lançou, e senti isso, senti que vc conseguiu concluir aquela fase.
O que mais me tocou nesse seu texto, foi uma coisa tão verdadeira que eu nunca havia pensado, as pessoas tem dificuldade de ver os outros felizes, de disfarçar a inveja, e aqui até eu assumo, é dificil mesmo, é fácil dar colo, é fácil dar exemplos, mas quando o outro vence você sempre se compara. Cris, eu posso não escrever sempre, nem te conhecer ao vivo, mas me identifico muito com o seu jeito de pensar, e outro dia ouvi uma frase perfeita: Você é meu aspiracional, ou seja, eu quero ser como você e não invejar vc... boazinha né?

Bjs,
Feklink

Unknown disse...

Parabens,otima

vc e uma pessoinha iluminada e nem
precisa ter lido todo seu blog para saber...
ou ter estado do seu lado durante os momentos dificeis q viveu...
e certo q as dificuldades existem para aperfeiçoar o aprendiz
mas naum e certo deixar q as tristezas q eles trazem venha nos consumir...vc merece ser feliz
e antes de tudo ser feliz e uma decisao nossa...

seja mto feliz
bjoO
Adriana Alves

Anônimo disse...

A felicidade incomoda, as pessoas querem nos ver tristes, para se sentirem superiores, nem que seja na felicidade, continue vencendo cris,sendo feliz,driblando a trsiteza, que só chega até nós para atrapalhar, você é superior, de alma grande e bela, pura, encantadora..Uma graça de mulher1!! Parabens pela sua franqueza,felicidade,e pelas palavras que escreve,que são muito belas.

Ivana Millán disse...

Cris, não conhecia seu blog... Mas já estou há meia hora lendo-o sem parar...

Essa resposta - que na verdade foi um presente seu pra essa alminha perdida - me deixou muito feliz. Seu equilibrio é, com certeza, o que todos os seus leitores esperam de vc e rezam para que vc adquira. Parabéns, vc se supera!

Passarei sempre por aqui.
Beijos,

Ju disse...

O mais bonito do blog é justamente ver como vc cresceu com sua história e como você ajuda o Francisco a crescer nesse cenário!
Parábens!
Chorei, sorri e pensei com seus textos!
E te confesso que cresci também!

Unknown disse...

Descobri seu livro... e n consegui parar de chorar... admiro sua força, crio um filho sozinha e sei q não é facil... e me senti confortada ao saber q a tristeza passou, q vc é uma mulher feliz.. mesmo sendo sempre desde q o Francisco nasceu.. mais entendi exatamente quando vc disse q era feliz e triste ao mesmo tempo, é como eu me sinto! quem sabe volte aqui logo tbm.. pra te dizer q assim como vc, voltei a ser plena e feliz, apesar dos pesares da vida! parabéns!!! vc tem o dom da palavra e deve usa-la sempre!
felicidades!

Ana Cláudia disse...

Cris,

Estou lendo "Para Francisco" pela primeira vez hoje, e o trecho desse post em que você fala sobre descobrirmos melhor nossos amigos num momento de felicidade, me caiu como uma luva.
Já tive alguns "insights" sobre isso e andei percebendo a dificuldade que algumas pessoas têm de "encarar" um bom casamento, um bom emprego, uma boa família... Quando percebi isso (há uns anos atrás), me doeu muito, mesmo porque eu nunca tive dificuldades de aceitar a felicidade de ninguém.
Vou colocar um trecho desse seu post no meu orkut ou no meu blog... porque quero muito reverenciar sua resposta tão sabiamente escrita.
Mil bjs da sua mais nova fã.

Ana Cláudia
email: dinha_ferreira@hotmail.com

Cozinha disse...

Cris, há tempos não entrava aqui e hoje resolvi dar uma vasculhada no que perdi. Redundância comentar, depois de 309 comentários, mas senti vontade de deixar o meu apoio e admiração, para essa pequenina mulher e grande guerreira!
Beijos da Travessa =)

Dani Oliveira disse...

Cris, há tempos não passava por aqui e hoje resolvi vasculhar o que havia perdido. Redundância comentar depois de tantos comentários, mas senti vontade deixar o meu apoio e admiração, para esta pequenina mulher e grande guerreira!
Beijos!
Dani - Cozinha Travessa

Nínive Lage disse...

É,anônima...podia ter ficado sem essa.
Se dê uma chance de ser feliz, tal como a Cristiana já o é.

Um abraço,Cristiana.

http://memorialemflor.blogspot.com/

Cleyton Cabral disse...

Essa sua resposta me conquistou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

beijos

****Josi**** disse...

Olá, Cris! Te leio há tempos apesar de nunca comentar. Parabéns pelo blog e sua evolução, a cada dia torna-se um ser humano mais bonito. Realmente, constatar que nossa alegria incomoda quem diz se importar conosco, é confuso, rs, sofro disso em família, e nunca é fácil. Aceito-os como são, mas não espero deles nada que não sejam capazes de me dar. Não crio essa expectativa, pois tenho leais e verdadeiros amigos, que me suprem nisso. Gente que me ajuda na desgraça, e comigo comemora na alegria. Espero que cada vez mais pessoas desse tipo estejam à seu redor e presentes em sua vida. Grande beijo pra vc e para o pequeno Francisco.

Unknown disse...

Olá CRIS! sÓ HÁ POUCOS DIAS DESCOBRI SEU BLOG DE MODA E ME INTERESSEI PELOS OUTROS. LI QUASE TUDO DO PARA FRANCISCO E, DESDE A DOR A ALEGRIA... TUDO ME COMOVEU IMENSAMENTE. SOU MÃE E ME IMPRESSIONEI COM SUA FORÇA E AMOR!!! PENA DE QUEM SÓ CONSEGUE SE COMOVER NA DOR... A ALEGRIA É TÃO MAIS SUBLIME. gOSTO MUITO, CONTINUE SEMPRE!

Unknown disse...

Olá Cris...a pessoa q comentou isso foi infeliz...afff...
Eu fikei uns tempos afastada da net... por causa da facul...vi seu blog desde o começo...e hoje me deu uma vontade súbita de entrar nos blogs q eu frequentava e também pra ver como francisco estava...ele está grande..bonito...
Que bom que a vida entrou na sua normalidade...
Fico feliz por isso!!!
Um abraço carinhoso de alguem q hoje se alegrou por ver que a vida está sendo celebrada...

Claramc disse...

Cris, não sei nem se vai chegar a ler esse comentário!

Mas não podia deixar de fazê-lo.

Não acompanho seu blog, mas vira e mexe tenho notícias suas, internet, coluna de revista, palestra aqui e acolá.

Só pra dizer que você me comove assim, feliz. Fico feliz por você ter encontrado seu caminho de volta. E sou mineira! ;)

Beijos!

Carla disse...

Você é linda...

Coisas Boas da Vida disse...

BRAVO!! BRAVÍSSIMO!!!

Me achava "parcialmente" antenada... como pude passar todo esse tempo sem saber da existência dos seus Blogs e de você?!?!?

Que coisa linda tudo que você fez... pelo Francisco e por você mesma! Eu sempre digo que luto tem prazo de validade - a dor nunca passa, claro! Mas a vida segue com coisas muito boas.

Fiquei curiosa para saber se a anônima se manisfestou.... mas, de qualquer maneira, ela me fez um favor enorme em ter lhe instigado a escrever este post!

Que sua vida seja ainda mais brilhante e repleta de conquistas!

Hoje minha avó faz 86 anos (ela coleciona histórias de vida que dariam 1000 livros dramáticos... MUITO DRAMÁTICOS, eu diria).. mas ela é leve, feliz e enche a família de alegrias!! Que sua vida seja assim para sempre...

Obrigada, Cris.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 318 de 318   Recentes› Mais recentes»