segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Para o seu mundo ser melhor, Francisco.

Atitudes para combater o aquecimento global


O aquecimento global ou o aumento da temperatura em todo o planeta deve-se ao acúmulo na atmosfera de gases propícios do Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs. Vamos ficar parados e ser cozidos em "banho-maria" ou vamos tomar uma atitude e tentar frear a calamidade anunciada? Na seqüência, pequenas mudanças que você pode ajudar a promover que ajudarão muito.


  1. Troca de lâmpadas
    Se você trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas estará deixando de gerar no mínimo 400 quilos de dióxido de carbono ao ano.
  2. Deixar o carro na garagem
    Caminhe, dê umas pedaladas, compartilhe o carro com o vizinho, ou vá trabalhar de "busão" de vez em quando. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.
  3. Reciclagem
    Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Sua cidade não tem coleta seletiva de lixo? Tudo bem, promova a idéia entre os vizinhos da sua rua.
  4. Pressão dos pneus
    Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do seu automóvel. Se não sabe a calibragem correta, olhe na parte interna da tampa de combustível, geralmente esta informação está ali. Cada litro de gasolina libera 2,5 Kg de dióxido de carbono.
  5. Água quente
    Aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio ou chaveie a ducha para a posição adequada, menos 3 toneladas de dióxido de carbonoanuais.
    Em algumas lavanderias como as de hospitais é necessária a lavagem de roupas em água quente para uma correta assepsia, fora isso não há necessidade nenhuma e ainda gera mais 225 quilos de dióxido de carbono ao ano.
  6. Sacolas plásticas e embalagens
    Pare de brigar com a caixa do supermercado porque ela colocou toda a sua compra numa sacolinha só e evite produtos com embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.
  7. Ar Condicionado
    Com um simples ajuste de baixar a temperatura em 2 graus no inverno e subir 2 graus no verão você pode poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.
  8. Árvores
    Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias...
  9. Comprar a briga
    Converta-se em parte da solução. Difunda esta mensagem. Diga a seus amigos que vejam o trailer de "Uma verdade incômoda" para ver se todos tomamos consciência do problema. Comece a ser parte atuante na resolução do problema.

2 comentários:

Ana Paula Prado disse...

mamis consciente é outr coisa ! ;-)

redatozim disse...

Tô como colaborador da revista do Mercantil do Brasil e escrevi uma crônica com esse tema pra lá, Cris. Depois você pede um exemplar da revista pra eles (ainda não tá pronta) e me diz o que achou, viu? Beijão!