sábado, 10 de maio de 2008

O mapa.

Ela nunca fazia a lição de casa comigo. E era boa essa tática: a gente estudava direitinho e não dependia de ninguém. Mas teve um dia, um único dia, e eu já devia ter lá meus 14 anos, em que eu tinha que fazer um mapa-mundi. À mão. Para mim, não tinha coisa pior. Então ela rompeu com suas próprias regras e desenhou cada contorno, escreveu cada nome de país, com a sua própria letra - e era linda a sua letra. Ela simplesmente fez o mapa pra mim. Eu nem precisei assistir, recebi o trabalho pronto. Puro amor. Impresso a lápis no papel vegetal.

Às vezes me pergunto por que falo tão pouco dela. Faz muito tempo que perdi minha mãe, filho. Quase catorze anos. Minha cabeça arranjou um esquecimento para que eu pudesse seguir em frente. E eu esqueci o que é ter mãe. Agora quero encontrar um mapa que me leve a ela, dentro de mim. Desde que me tornei mãe, essa saudade tem me feito falta.

47 comentários:

Olly disse...

Cris,
assim como o Cisco precisa das memorias do pai, vc tbm precisa... pense nisso...
feliz dia das maes... vc merece.

beijos,

Olly

Anônimo disse...

os seus são os meus 14 sem a minha mãe. parece que foi ontem.

feliz dia das mães para vc. um bom domingo festivo, cheios de delícias a vc e aos seus.


que seus olhos sejam atendidos.

Anônimo disse...

Cris,
Sei exatamente o que vc sente!!!!!!
Tamb�m perdi minha m�e,ha catorze anos.Depois de mto tempo, esse ano estou conseguindo sentir aquela saudade gostosa dela,sem sofrimento!!!!!! Tenho duas filhas maravilhosas de sete e treze anos.
Conheci sua historia na TV e te acompanho diariamente,sou sua f�!!!! Adoro o Francisco,vc e a historia linda de voc�s!!!!!!
Feliz dia das m�es!!!!!!
Beijinhos.........

Lilian Glaisse disse...

De 3 anos pra cá eu e minha mãe acamos nos aproximando mais, pelo menos é o que eu sinto. E olha que moramos em cidades difentes.

Mas o que eu queria dizer realmente é que nessa foto fiquei na dúvida: o chico parece mais com o pai ou com a mãe quando criança? é incrível a semelhando, não só física, mas de almas entre os 3

beijos e um dia das mães abençoado

Anônimo disse...

Ela fez seu papel de mãe e muito bem. Ser mãe, TAMBÉM, dentre muitas outras coisas maravilhosas, é exatamente isso, tornar as coisas inesqueciveis na mente dos filhos. Passe o tempo q passar, o filho ter na lembrança, algo que a mãe fez e q marcou, ficou no seu registro. Resgatar esses acontecimentos é algo maravilhoso!

Feliz dia das mães Cris!
Deus te proteja e ilumine cada segundo de sua vida!

Lolita disse...

Fel�z d�a da MAMAE pra vc Cris de parte de Lola y Odman. (los abuelos de Max) Muitos beijos y abrazos. Siempre estamos con vc.

Anônimo disse...

Cris,
Vc me fez chorar! Não de tristeza ou pena de vc e do Francisco. Mas, sim, de alegria e admiração. Em meio minha pesquisa pra faculdade, resolvi ler uns blogs, só pra dar uma fugida do assunto tão chato que se trata. E me deparei com o maior significado das palavras AMOR, FORÇA, FÈ e DETERMINAÇÃO. Você pode ter a certeza que hoje com as palavrinhas dele que normalmente começam com "ah" ele já demonstra todo o amor que vc merece e quando for um homem, será um homem e tanto, como o pai foi. Quanto o Gui, pode crer que onde estiver, ele esta protejendo e guiando vocês, também lhe dando muita sabedoria pra criar e educar o fruto do amor, como ele gostaria.
Te desejo não só feliz dia das mães, te desejo felicidade, sabedoria e força... e que Deus e o Gui Ilumine seu caminho e o do Francisco todos dos dias.
K.

Anônimo disse...

Olá,
Me chamo Cintia e moro no RJ, só conhecia os outros blogs, que por sinal são ótimos. Fiquei muito emocionada e encantada com a sua história e a do seu lindo bebê. Parabéns por todas as conquistas, e com certeza seu amor está presente em todos os momentos da sua vida.
E mesmo sem te conhecer, desejo que a sua vida e a do seu bebê seja repleta de muitas alegrias.
Um grande beijo. E Feliz Dia das Mães!

Anônimo disse...

Cris!
Sou mais uma anônima que acompanha emocionada sua história. Criei um blog hoje mesmo e quis fazer uma singelinha homenagem de dia das mães pra vc. Fiquei com receio de vc não gostar pois coloquei fotenha, mas se vc quiser posso tirar, ok? Parabéns pelo seu dia mamãe do Cisco!

Anônimo disse...

Feliz dia das mães kerida!

Cynthia Falabella disse...

minha querida! vc me faz tão bem! minha mãe tbm tinha esses rompantes...ajuda escolar...
é muito bom fazer parte de sua vida! sempre!
esse amor ta em vc, sempre!

Luciana Cescon disse...

Cris,
um dia das Mães mais do que especial pra você ao lado do Cisco. Beijo!

Liliany disse...

Um maravilhoso Dia das Mães pra você, que eu admiro como mãe e como pessoa. Que Deus te abençoe e que seu Cisco seja um homem feliz. Acho que esse é o maior presente que uma mãe pode ganhar.

beijo,

Anônimo disse...

SINCERAMENTE Ñ SEI O QUE É PIOR...
PERDER SUA MAE PRA MORTE OU PERDE ELA EM VIDA...Ñ PO OPIÇAO SUA E SIM DELA!!!!!!!!

MAS,COMO JÁ TE DISSE, QUE POR SUAS PALAVRAS A DORZINHA TA PASSANDO E O AMOR VOLTANDO...NA VERDADE O AMOR DE MAE E FILHA NAO ACABA,AS VEZES POR UM MOTIVO FORTE,ELE RESOLVE FICAR ESCODINDO....

BJO..BJOS...

FELIZ DIA DAS MAES!!!!!

DEPOIS CONTA PRA GENTE COMO FOI SEU DIA DE MAE....

Anônimo disse...

Cris, que seus sonhos sejam atendidos.
Raquel Campinas SP

Giovana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Feliz Dia das Mães, Cris!
Um beijo, Sabrina

Giovana disse...

Cris,
lindo isto que vc. escreveu.
de fato, o Francisco é um misto do papai e da mamãe.
Amei! Postei em meu blog, com link para visitar o , pois como seria bom se todos conhecessem sua linda história e se espelhassem na sua força!
Beijo!

Anônimo disse...

Não tenho o costume de deixar comentários em blogs, mas no para Francisco eu sinto uma necessidade de falar da alegria que você me faz sentir cada vez que leio algo seu. Minha mãe não tem muito esse negócio de demonstrar que nos ama e nessas horas eu penso: "Sorte do Cisco que tem a Cris!"
Tudo nessa vida tem um porque e isso eu aprendi desde muito pequena, acho que esta é uma das inúmeras lições que vou levar pro resto da minha vida. Que vocês dois passaram a fazer parte... Uma parte muito linda... muito delicada e especial. Certa vez você disse que recebe o amor do mundo... mas eu me arrisco a dizer que somos nós que recebemos todo esse seu amor.
Acho que me sinto um pouco sua filha, hoje... se é que me permite..rsrsrs
Por falar em filha, o Guilherme tem o mesmo sobrenome que e o meu. Eu também sou uma Fraga com orgulho. Sorte do Cisco que também é.
FELIZ DIA DAS MÃES!!

Espero que se sintam constantemente abraçados por mim e por todos que por aqui passam...
Um grande beijo!!

marcela dantés disse...

feliz dia das mães, querida.

Elvira Carvalho disse...

às vezes acontece. O cerebro "esquece" o que sabe que faz sofrer. Sua mãe saberá do seu amor onde quer que se encontre.
Feliz Dia da Mãe.
Um abraço

Anônimo disse...

Cris, querida,
Feliz Dia Das Mães!

A sua mamis, de onde estiver, deve estar muito orgulhosa da filha incrível que você é e da mãe maravilhosa que você se tornou!

Beijos e abraços

Anônimo disse...

Cris,

passei aqui só para desejar feliz dia das mães!! e sua mãe, onde estiver, com certeza está muito orgulhosa da filha tão especial que tem.

Beijo,

Ane.

Ana Valéria disse...

passei para deixar um beijo e desejar feliz dia sempre!

Anônimo disse...

Oi Pequena !!
De vez enquando passo por aqui para me alimentar..a alma..., mas hoje é para fechar o "Meu dias das mães" e te deixar um abraço enorme e te desejar um Super, Ultra, Maravilhoso dias das mães.
Parabens pelo "TEU" dia.
abrr
Moogie

Telma Christiane disse...

Você é a cara da sua mãe!

Anônimo disse...

oi cris, oiii cisco lindo! =)

cris, parabéns pelo seu dia...

cisco, parabéns pela mãe maaaraaavilhosa que você tem!

um beijo enorme, repleto de ternura, no coração de vocês...

carol (rj)

Srta Diazepan disse...

primeira vez no seu blog. Que lindo. Lindo esse relato tão emocionante que vc está fazendo a seu filho. Lindo será o dia que ele puder entender tudo isso que vc escreve. Ficará cheio de orgulho!Espero poder ler isso quando acontecer.
Te desejo coisas boas e felicidade necessária pra viver bem. Depois do que li, seria injusta comigo se minhas visitas não forem frequentes.
Beijo, parabéns pelo dia das mães

Maísa Borghetti disse...

Estou lendo seu blog inteiro, da primeiro a última postagem, falta pouco, mas parei de ler para desejar-lhe... Feliz dia as mães.

Evellyn disse...

Feliz dia das mães!!! Sempre leio seus textos, apesar de quase não comentar por aqui. Linda homenagem prestada a sua mãe...
Beijos

ale disse...

Linda foto. Hoje pensei em postar uma foto da minha mãe, que faleceu há 15 anos, mas acabei desistindo... me identifico muito com vc. quando fala sobre o esquecimento e falar pouco sobre ela...
Feliz dia das mães!

Andréa Blois disse...

Cristiana,

Te "conheci" depois de ler a matéria do G1 sobre os brechós virtuais e desde então virei sua leitora diária. Me viciei nos blogs e de alguma forma é como se vc também já fizesse parte do meu círculo de amizades, por isso quero deixar aqui o meu feliz dia das mães para você.
Sou carioca e insisto em morar nessa cidade, que apesar dos pesares, para mim continua sendo a mais maravilhosa de todas. Temos a mesma idade e tb sou jornalista. Ao contrário de vc, tenho a sorte de ainda ter a minha mãe perto de mim, mas o meu filho (ou filha) ainda deve estar passeando pelo astral esperando a hora certa de entrar na minha vida. Qdo ele chegar, eu vou ter a felicidade de, assim como vc, comemorar esse dia com a minha "cria".
Bj.

Anônimo disse...

MEU DEUS!
como tu consegue ser tão perfeita nas palavras que diz?
hoje, por sorte passei o dia das mães com a minha, e depois de conhecer seu blog pensei 'porque não aproveitar cada dia a vida'
Dei flores a minha mãe, foi tão lindo ver a expressão de felicidade dela ao ler o cartãozinho que eu fiz!
e logo imaginei, o seu filho fara isso pra você um dia, olha só que felicidade!

Conhecer sua história, fez eu dar mais valor as coisas que eu tenho, e eu ja não consigo mais sentar nessa cadeira do computador e não entrar no seu blog, vejo todos os dias!

Tenho 17 anos ainda!
e ja adimiro oque você faz pelo seu filho e por você!
posso até dizer que além de minha mãe, você também ja virou um 'ídolo' pra mim!
Parabéns, MESMO, oque você faz pelo seu filho, e por você mesmo é LINDO DEMAIS
e parabéns também por enfrentar toda essa história de vida, do jeito que você enfrenta, muitos desistiriam, mas você é forte!

AMO de paixão seu blog!
lindo demais!

Feliz dia das mães pra você!
aproveite muito seu filhinho!
ele é lindo demais viu?
beijos! :)

Nina disse...

É verdade Cris, vc não fala mt da sua mãe. Agora tbm acho que vc sendo uma, vai começar a sentir certa falta.
Sua mãe era bonita. Fez filha bonita e um netinho mt fofo. Ela parece carregá-lo no colo,nesta foto, já que ele lembra tanto vc. E vc tanto ela. Mas ela carrega vc e vc carrega um mapa mundi nas palavras.
Feliz dia seu.

Álefe Souza disse...

Simplesmente lindoooo!!Todo o seu blog é... lindo! Não tenho outras palavras pra descrever! Fiquei emocionada! O seu filho vai amar crescer e ver essas histórias lindas e saber que o pai dele foi tão amado e que esse amor era reciproco! Fica com Deus!!

Bjs

Anônimo disse...

Bonita mãe, bonita foto, bonitas lembranças...
Tenha um dia especial!

Bico de Jaca disse...

Feliz Dia das Mães, mamãe Cris.

Anônimo disse...

nossa parece o Cisco no colo da sua mãe?! Você já tem o mapa Cris, esse amor impresso no dna que vai ligando as gerações e nos guiando pela vida.

bj, graziela

Silvia disse...

Cris,

Na eleição da melhor mãe do mundo, na qual o filho não pode votar na própria mãe, face à possibilidade de empate mundial, eu votaria em você!

Feliz Dia das Mães!

Silvia

Anônimo disse...

oi.
foi curioso achar o seu blog hoje, uma coincidência interessante.

escrevi um texto para minha mãe neste fim de semana. após algum tempo escrevendo crônicas, contos e afins, me dei conta de que nunca havia feito nada sobre ela. e olha que já escrevi sobre e para muita gente nesses últimos anos.
imprimi o texto de maneira simples, em um papel A4 comum, e o coloquei dobradinho dentro do presente.
ela chorou quando leu - não pelo texto ser ou não bonito ou bem escrito, mas por ela ser mãe e eu ser filho.
depois, pensando sobre o assunto, fiquei aliviado por ter tido a chance de falar tudo para ela naquele formato, daquela maneira, com aquelas palavras.
e senti medo de perdê-la.
talvez isso tenha algo parecido com a sua vontade de ter a sua mãe novamente por perto. acho que entendo um pouco o que você sentiu.

acho a idéia do seu blog magnífica.
e o sentimento que ele transfere a quem lê é muito verdadeiro.
tô feliz de tê-lo achado
=)

Flor de Bela Alma disse...

Linda essa menina...linda essas mães. Linda mesmo essa mãe que soube te transmitir tamanha sensibilidade. Um beijinho doce. Bia

Anônimo disse...

Oi Cris,
Voltei.

Primeiro para lhe desejar um Feliz Ser Mãe, que não é atrasado vez que meu desejo independe da data...

Em segundo lugar, precisava lhe falar. Pode soar estranho, mas na verdade trata-se de mais do que isso... Algo mágico, quase inexplicável!!

Há exatamente 01 semana descobri e me apaixonei pelo seu blog. Não me contive e registrei minha admiração por sua história e força.
Eis que, dois dias depois, recebo a notícia de que meu pai estava na UTI... Uma dor quase inexplicável, milhões de pensamentos ao mesmo instante e uma certeza: precisa vê-lo!!!
Passados pouco mais de 05 dias no calendário e uma eternidade aqui dentro, estou a chorar de alegria por vê-lo despertar, ao sentir sua mão sobre a minha e notar sua evolução.
Mas o que isso tem a ver contigo, pode estar se perguntando? A resposta é simples: TUDO!! Nestes dias, a história de vocês não saiu da minha cabeça... Seus posts, algumas lembranças e músicas, o registro da sua Força e exemplo de Amor me fizeram companhia de um modo diferente. Acolhedor, próximo...
E como já li e reli incontáveis vezes seus recados pro Francisco, aprendi que existem algumas "palavrinhas mágicas". E é por isso que estou aqui hoje: pra lhe agradecer pela energia boa que transmite aos que por aqui passam; por compartilhar uma história tão linda, tão real e tão próxima; e por nos lembrar, a cada post que "Amor vem de Amor"...

Cris, pode ser que nunca nos encontremos, ou então, que já tenhamos nos esbarrado em alguma rua aqui de BH... Não importa. Gostaria apenas que soubesse o quanto me fez bem!!! E certamente faz a outras pessoas...

Não é a toa que ele gostava tanto de você...

Com carinho,
Bia

Anônimo disse...

Eu perdi minha mãe há sete anos...e acho que a gente bloqueia certas coisas pra não ruir.
Então eu recebi uma psicografia dela e tudo mudou dentro de mim...não conte os anos como cada ano sem ela,mas sim, menos um ano longe dela....pq logo vc dará um abraço tão gostoso qto os que o Francisco ganha de vc!

adoro seu blog...beijo

Anônimo disse...

Ah, se vc quiser ver, eu publiquei a psicografia dela no meu flog, no dia das mães...é só clicar no dia 11 de maio.
beijo

Anônimo disse...

Dói tanto, né cris? Nossa...a perda da minha mãe (há 6 meses), foi que me fez vir aqui...Ai Cris..me ensina..me ensina como fazer pra ser menos doloroso...
um beijo

ps. sou Tita. Nunca sei se vc lembra de mim...

Luana disse...

Coisa que eu não quero nunca é me esquecer da minha mãe e do meu pai. Esles são parte de todas as lembranças e esperanças da minha vida, por piores que elas sejam.

Anônimo disse...

Sua mãe era mto bonita, assim como é bonita (MTO LINDA) a sua história!!!

Parabéns pela força, coragem de continuar .... com certeza um dia seu filho vai lhe agradecer!

Beijinhos e um abraço carinhoso