sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ontem.

Eu achava que seria um dia muito difícil, filho. Não tão difícil como há um ano. Há um ano era difícil digerir. Mas achava que seria um dia de lembranças duras, de saudade ardente, de imagens recorrentes.

Fiz um ritual, sim. Aliás, dois. Diferentes. Em respeito ao seu pai, ao momento, a você, a mim. Fiz silêncio por aqui. Silêncio de palavras, não de imagens. O que é uma forma de expressar. No contexto atual, aquele desenho que seu pai fez pra mim há muito tempo ganhou um novo significado. Mas todo mundo viu o quanto é lindo.

Eu achava que seria um dia muito difícil, mas foi um dia mágico.

De manhã, a babá saiu pra passear com você e voltou contando que uma menina deficiente que mora na rua brincou com você, depois entregou uma florzinha pra ela e disse: "Leva pro pai dele". Depois a campainha tocou: Sedex pra mim. Todo o carinho e o amor da minha amiga Jana foi entregue numa caixa. Intacto. Meus amigos da Lápis me receberam com um abraço cheio de energia. Era um dia importante pra todos nós. Recebi um email da minha amiga Márcia Lima que me esquentou o coração. Foi também com um email que uma das minhas irmãs, que mora em Campinas, pareceu ter voado ao meu encontro, como fez no ano passado. E falou no meu ouvido as palavras mais carinhosas. Outros irmãos e amigos ligaram, escreveram, deixaram mensagens.

À tarde cheguei de uma reunião e achei uma surpresa no computador. Umas coisas que o Dani encontrou como que por encanto na máquina dele – que já foi o computador de trabalho do seu pai. E assim ganhei de presente emails que trocamos enquanto éramos amigos. Pude guardá-los e lê-los com outros olhos. E esse dia tão importante foi marcado por uma música francesa – estava num dos emails que seu pai me mandou quando voltei de Paris (como eu disse, ele sempre arruma um jeito de falar com a gente).

Ao longo do dia recebi muitas mensagens de novos amigos que nos acompanham com o coração. Uma energia de amor chegou até nós com uma força impressionante. Uma menina que perdeu a mãe muito cedo me escreveu dizendo que o que estou fazendo pra você é muito precioso.

Descobri que a dor, quando compartilhada, constrói coisas. Alivia outras dores. Faz a gente se sentir perto. E assim se dilui.

Percebi que, hoje, a falta que sinto, na maior parte das vezes, não é mais dor.

Cheguei em casa, você me viu, abriu um sorrisão e pulou no meu colo. Parecia estar me esperando, pois quando fomos cantar juntos você soltou a voz como nunca.

Há um ano, era eu quem esperava por você. E não sabia exatamente por quem esperava. Há um ano eu não tinha você, sorridente, esperando por mim.

Mais tarde uma amiga me ligou brincando e cantando. Tinha festa na casa dela. Fui e só voltei hoje.

Um ano atrás, eu queria que esse dia chegasse logo. Porque tinha muito medo da imensidão de tempo que eu tinha pela frente. Pois esse dia tão temido chegou e a vida ficou mais leve.

Foi um dia alegre, filho. A vida é linda.

29 comentários:

Anônimo disse...

cheguei por acaso por aqui hj e li todos os post.

tenha certeza vc é iluminada, que serenidade e força.

Parabéns.

"O tamanho da dor é a gente quem defini"

Lubi disse...

Ontem, como tantas pessoas, acordei pensando em você. E pensei durante todo o dia.
Que bom saber que seu dia foi mágico.
As pessoas que amamos, de uma forma ou de outra, sempre estão perto de nós. Eu acredito muito nisso.

Um beijo grande.

Juliana disse...

Li a reportagem na Gloss e vim dar uma olhada no blog. Se lendo na revista fiquei tocada, imagina diante disso daqui... Sem palavras.

Amanda *Carpe Diem* disse...

Oi Cris...pensei em vc e na sua história o dia todo ontem.... imagino a sua saudade e falta de resposta e entendimento para o que ocorreu...sentimento estranho né...
Tem um trecho do filme Ps. Eu Te Amo que chorei do começo ao fim que talvez vale muito pensar, a menina lê o seguinte na carta deixada por seu falecido marido: "Você foi a minha vida e eu serei apenas um capitulo da sua"...Espero que o seu dia tenha sido sereno...acredite coisas boas virão sempre para você...e todas as pessoas tem um sentido especial em nossas vidas....Um grande beijo.

Anônimo disse...

Cris,
Eu queria não mais chorar. Eu queria que esta angústia e tristeza, se transformassem nessa saudade que você e outras pessoas que convivem com a perda me falam. Já escrevi pra vc...venho te acompanhando...minha mãezinha faleceu há quase 2 meses, e me sinto muito só. Muito triste. Tenho medo de passar esta tristeza pras pessoas. Meus amigos estão por perto, mas, sinto um vazio. Quando li este teu texto, achei muito lindo. Que pessoa linda é vc e o quanto vc está ensinando coisas boas, como vc está sendo uma mãe bacaníssima. Sempre olhando o lado bom, mágico das coisas. Sem dúvida, o Guilherme era uma pessoa iluminada, pelo que podemos ler aqui. Já me sinto fazendo parte do seu mundinho (desde o dia que te vi na revsita) e vc me veio como um presente.
Força.
Tita

Anônimo disse...

Descobri que a dor, quando compartilhada, constrói coisas. Alivia outras dores. Faz a gente se sentir perto. E assim se dilui um pouco.

TODO ESSE CARINHO QUE VC RECEBEU TEM UM MOTIVO SÓ: VC É UMA BATALHADORA E MERECE!!

beijos!!

Anônimo disse...

Querida, linda é você, lindo é o seu jeito de ver a vida. Insisto: o Cisco tem sorte. De ter o pai e a mãe que tem. Bjos, Ju

Anônimo disse...

Descobri por acaso o teu blog e fiquei comovida. Tanto pela tua força, quanto pela tua vontade de deixar registrado esses momentos. Vai ser tão bom pro teu filho essa "aproximação", tenho certeza. Venho aqui todos os dias, e pode ter certeza, se for pra diminuir a dor, pode compartilhar tudo comigo. Tu não me conheces e eu não deixei nenhum outro comentário aqui. Tenho um blog parado por motivos externos. Mas se quiser manter contato vou deixar meu e-mail aqui. Fica bem, ok?
Um beijo.

ps.: assista o filme que indicaram num comentário anterior ao meu. lindo!

(gabrielamafra_@hotmail.com)

Anônimo disse...

Pode ter certeza de que ele continua perto...

Sheyla disse...

Pequena,
Descobri seu blog por acaso. Daí,indiquei pra uma amiga e ela me perguntou se eu sabia mais sobre vc. Daí quando ela descobriu a história do seu lindo Cisco, fiquei sensibilizada, etc. Imagino o que deva ser a tristeza pela ausência física do Guilherme e a alegria da presença do Cisco. Para mim e penso que para outras pessoas, o bom é saber que existem famílias como Você, Guilherme e Cisco, que de uma forma especial sempre estarão juntos. Fica com Deus. Bjs, Sheyla.

Naty Nathália disse...

Ei Cris!
A cada dia que passa me apaixono mais por vc, pelo seu cantinho... Espero nao ser incoveniente em sempre comentar!!!

Te tenho sempre em minhas orações...

Parabens por ser essa pessoa maravilhosa... Um luxo...rs...

Super bjooo...

Maria dos Açores® disse...

Qual é o dia de aniversário do Cisco??

Anônimo disse...

E a vida...
é bonita
é bonita
e é bonita!

Boas noites, Cris Guerra - mulher de garra!

Naty Nathália disse...

Bom Dia!!!
Hoje acordei e pensei em vocês...
Estou com uma sensação tão boa que gostaria de contagiá-los com a alegria que sinto neste momento pelo simples fato de ter acordado... De ter a oportunidade de estar viva!!!

Cris, muita força positiva é o que posso te "passar"...

Hoje o dia me cheira algo especial... Parabéns por ser quem você é e ter em sua companhia quem você tem...

Super bjo!!!

Catarina disse...

Olá!Já á algum tempo que leio o teu blog, é lindo mas deixa-me sempre com uma lágrima no olho...
Faz-me imaginar se eu perdesse o pai do meu filho e fico arrepiada, admiro a sua coragem, admiro a maneira como o ainda amas e falas nele.
É simplesmente fantastico a maneira como transmites o amor ao vosso filho.
beijocas grandes
Catarina(Portugal)

Anônimo disse...

Que bom saber que foi um bom dia. Leve. Cheio de amor e mimos, vindos de todos os cantos do Universo.
Bjs!

Anônimo disse...

Muita felicidade para você e o Cisco, um menino lindo e abençoado por ter uma mãe e o pai que recebeu de Deus. Li o blog inteiro, desde o começo... Um grande beijo e um abraço carinhoso. Fernanda.

SOFIA MULLER disse...

cristiana! parabéns! vc é uma poeta! uma artista!!!! que coisa mais rica esse blog!!! fiquei impressionada e mto emcionada! seu filho terá surpresas maravilhosas! parabéns mesmo!!! bjs Sofia

Anônimo disse...

Cris,
há quase um mês venho aqui todos os dias certa de que as suas palavras irão renovar a esperança que tenho de que dias melhores virão. Vc faz as pessoas que lêm esse blog pensarem na riqueza que é a vida.
Tenho certeza que o seu filhinho terá orgulho da mãe maravilhosa que tem.
Parabéns!!!
PAZ, AMOR, LUZ E SORTE!!!

Pequena disse...

Maria, o dia do aniversário do Cisco é 21 de março, querida. Um beijo.

A todas, especialmente às que chegaram agora, o meu abraço cheio de carinho.

Tita, você também é um presente. Vamos trocar, ficar perto. A vida pode ser bem alegre assim.

Beijos.

Maria dos Açores® disse...

Cris, um dia gostava de viver um amor assim!! Como o amor que sentes pelo Gui e pelo Cisco, um amor que ultrapassa esta simples telinha e chega aos nossos corações... dá-nos força porque vemos o amor incondicional que tens por eles e a MULHER FORTE E GUERREIRA QUE ÉS!! Muitas vezes queixamo-nos por coisas insignificantes e tu apesar do que passaste, agradeces por tudo isso... o amor pelo Gui, as saudades dele, o sofrimento de o teres perdido, a alegria deste filho lindo e maravilhoso que tens...
Eu já venho a algum tempo aqui e vocês já fazem parte da minha família... sinto que sou um pouco tia do Cisco, uma amiga/irmã que vive no meio do Atlântico. Vocês estão sempre no meu pensamento. Se algum dia eu puder ajudar em alguma coisa é só dizeres (apesar da distância). O Cisco faz anos um dia antes do meu afilhado (já marquei na agenda).
Um beijo com muito amor para ti e para o Cisco

Juh Oliveto disse...

É incrível. Parece que eu assisto a todas essas cenas. Emocionantes. Reais. Parabéns.
Não que uma desconhecida precise dizer, mas me sinto na obrigação de confirmar que Francisco e Guilherme - onde estiver - estão orgulhosos.

Cheguei até aqui ao passar os olhos numa Gloss. Valeu a pena.

Anônimo disse...

Querida Cristiana, tudo bem?
Uau!! que lindo é o francisco, pelas fotos herdou os olhos do pai...

Quero desejar um dia bem bonito, com um solzinho alegre e o céu pintado de um azul vibrante (mais vibrante que o cerulo de minhas tintas), uma noite pintada de estrelinhas cintilantes e que elas consigam brilhar mais que as luzes de cidade, só para você contemplar esta beleza... e se não for muita pretenção de minha parte, que elas brilhem tanto quanto o sorriso do seu filhote lindo. Ah, e para colocar um ingrediente a mais, desejo uma brisa mansa, para beijar seu rosto e fazê-la lembrar o quanto és especial, até mesmo para quem não te conhece!!

cubro-te com todo meu amor.

obrigada por ter me feito sentir o rosto molhado com todo este teu amor, transformado em palavras, que formam belas frases, partes de incríveis textos!!

beijoks na mesma quantidade de peixinhos dos mares e oceanos...

Anônimo disse...

Inevitável nao ficar com uma maçã entalada na garganta quando leio suas palavras.




beijo!


www.anoivaneurotica.blogspot.com

Anônimo disse...

Cris, que história linda e forte a sua, estou impressionada, que amor lindo o de vcs 3 um pelo outro, adorei... chorei de emoção...é muita sensibilidade de vcs dois...é uma lição de vida, seu filho é lindo e lembra muito o pai...já te admiro muito! beijos, Karina

Anônimo disse...

Cris
Que bom que seu dia foi leve e mágico. Seu filho terá orgulho da coragem e do amor que tens.
Rezei por voces tres nesse dia.
A vida continua e continua com o sorriso de um garotao lindo, que é o Francisco.
Força querida
Um abraço apertado

Anônimo disse...

Prima Guerra, que orgulho de você. Te encontrei no dia do 01 ano, e eu não me lembrava que era o dia do 01 ano. Que bom que te vi alegre, comprando óculos. Vc tava linda como sempre. Amei a alegria no braço. Beijo grande da prima de infância.

Anônimo disse...

Pequena,
Conheci sua história na Criativa e ela me tocou bastante...
Acho lindo o que vc fez pro seu filho e acho que ele também ajudou e ajudará muita gente...
Perdi meu pai há quase três anos e hoje tenho certeza que não o perdi porque ele me acompanha todos os dias... a saudade não vai embora nunca mas a dor passa, devagar mas passa...
´Desejo saúde pro seu bebê e paz pro seu coração...

Anônimo disse...

Hoje é a primeira vez que entro no seu blog....
ótimo, perfeito, chorei mto, pois a morte é um fato presente em minha vida!!!
Não a morte de um corpo, mas a morte de uma alma.
A pior morte que qlguém possa morrer!!!!!